top of page
Buscar
  • Foto do escritorELopes Instituto

QUEM É O REFUGIADO

Refugiado é toda a pessoa que, em razão de fundados temores de perseguição devido à sua raça, religião, nacionalidade, associação a determinado grupo social ou opinião política, ou por devido a desastres naturais e fome, encontra-se fora de seu país de origem e que, não pode ou não quer regressar ao mesmo, e devido a grave e generalizada violação de direitos humanos, é obrigado a deixar seu país de nacionalidade para buscar refúgio em outros países.

De forma resumida, refugiados são pessoas que deixam seus países para preservarem a vida, e podem provar isso de alguma forma. A Convenção de Refugiados de 1951, realizada após a II Guerra Mundial, define refugiado como uma pessoa que por medo de ser “perseguida por motivos raciais, religiosos, de nacionalidade ou por fazer parte um grupo social ou ter determinada opinião política não está disposto a se colocar sobre a proteção daquele país”.

Imagine a sua vida como ela é hoje: casa, família, escola, fim de semana com os amigos, passeios pela cidade. Agora, imagine você perder tudo de um dia para o outro. Essa é a realidade dos refugiados.

(confira as imagens e dados abaixo...clique na seta para próxima imagem)




bottom of page