O INÍCIO

 

A Refúgio Brasil inicia suas atuações de maneira informal em 2007, quando Faysa Daoud (árabe de origem palestina/nascida na Jordânia) identifica a chegada de refugiados palestinos da cidade de Mogi das Cruzes e região. Logo passa a mobilizar amigos e a sociedade em geral par socorrer e prestar assistência social em vária áreas a estes refugiados.

Em 2016 (quase 10 anos depois), buscando o avanço dos projetos a organização é oficializada com a. criação de um CNPJ. Algumas ações passam a ser potencializadas, doações começam a chegar em escala maior e mais pessoas se envolvem com o projeto agora oficializado

Em 2019 é oficializada a entrada de Everton Lopes na organização, o mesmo assume como Diretor Executivo, o escritório oficial é inaugurado, uma equipe fixa começa a trabalhar na ong, enfim, inicia-se uma fase de profissionalização da Refúgio Brasil

A RB 19 é marcada por uma atuação completa comm  o refugiado, marcada em 3 área de atuação:

 

1. Socorro - todo suporte na saúde, documentos, alimentação e moradia aos refugiados.

2. Integração - cursos de idioma português e capacitação profissional dos refugiados.

3. Consolidação - geração de empregos para a emancipação dos refugiados.

Porém, devido a pandemia global, a fase da RB19 foi encerrada, e buscamos outras alternativas para seguir com nosso propósito em relação aos refugiados, porém de outra forma.

Em 2021 concentrados nossas ações em 2 áreas específicas:

1.  Socorro - Proporcionar todo suporte na saúde, documentos, alimentação e moradia aos refugiados em casos pontuais e analisados por nossa equipe.

2. REDE Refúgio - Associar, capacitar, apoiar e mentorear Ong`s, projetos e ações sociais com refugiados.

Em 2022 concentramos nossas ações em 2 áreas específicas:

1. Consolidação - Gerando oportunidades de emprego no mercado de trabalho, empreendedorismo e capacitação através de parceria com o Sebrae.

2. Treinamento para projetos e ongs que atuam com imigrantes e Refugiados através do Método SIC.